Quem trabalha na área técnica de um Provedor de Internet ou empresa de todos os tamanhos provavelmente já ouviu falar em um roteador Mikrotik.
Os equipamentos da empresa da Letônia alcançaram o mundo inteiro pela facilidade de configuração e capacidade de atender diversos segmentos de forma democrática, uma vez que possui um portfólio amplo com muitas opções de equipamentos e preços.
Mais poder de fogo, com tecnologia ARM e espaço para SSD
A promessa do novo CCR 2116 é de até 150% mais performance em comparação à linha 10xx, especificamente as CCR 1036 baseadas nos Chips Tilera.
Com menos da metade dos núcleos da geração anterior, mas com uma tecnologia de construção baseada em Chips ARM, os roteadores da séria 21xx agora podem fornecer uma experiência melhorada de througput tanto em banda quanto em pacotes trafegados.
Isso fica registrado no comparativo em vídeo (no final da matéria), feito pela própria Mikrotik, demonstrando não somente a melhoria no processador, mas na memória RAM e a possibilidade de upgrade no armazenamento, oferecendo suporte à SSD em um slot para M.2.
Grandes Operações podem se beneficiar
A tecnologia ARM possibilitou à Mikrotik melhorar várias questões que vinham atormentando usuários das CCRs ao longo dos anos.
Uma dessas questões – e talvez a mais crítica delas – é a demora pra atualização da tabela de roteamento via protocolo BGP para sessões Full Routing.
A Mikrotik promete uma aceleração significativa no processo de recepção e atualização da tabela de roteamento que, para IPv4 já beira 1 milhão de rotas.
Mais especificamente, promete que esse processo será seis vezes mais rápido, o que pode revolucionar (de novo) a visão de investimentos para que opera no setor de ISP.
Alimentação nível Datacenter
A Mikrotik acertou quando decidiu implementar um esquema de dupla alimentação ao equipamento oferecendo, democraticamente, 2 fontes redundantes de alimentação AC bivolt.
Isso possibilita uma uptime maior e a oferta de fontes distintas de energia elétrica ao equipamento, tornando possível um plano de contingência elétrica que forneça maior segurança para a operação da empresa.