Ataques DDoS: Entenda o que está acontecendo durante a Quarentena

Aumento no número de ataques durante a quarentena requer defesa aprimorada


Bloquear e escapar de ataques DDoS é uma preocupação constante para quem trabalha com sistemas. Qualquer ação DoS (Denial of Service ou Negação de Serviço) é prejudicial, mas a versão coordenada pode ser extremamente danosa para empresas e profissionais que precisam manter uma página, sistema ou acesso cloud no ar.


O que é um Ataque DDoS

Para simplificar o entendimento deste texto, vamos relembrar o que são os ataques DDoS. A sigla ganha a adição de Distributed, o que significa a existência de uma ação distribuída para a negação de serviço do site atacado. Em outras palavras, inúmeros computadores são usados para derrubar o alvo, cada um exigindo um pouco do servidor até que ele não consiga se sustentar.

DDoS são obras de hackers experientes, que possuem computadores mestres e podem controlar até milhões de outros equipamentos no que diz respeito ao acesso a servidores, sem que seus respectivos donos saibam. Isso já requer cuidados normalmente, mas, agora, a quarentena causada pela pandemia global da covid-19 piorou o quadro.


Entenda o aumento de ataques DDoS durante a quarentena

O crescimento nesse problema de segurança digital foi observado por meio de diversas pesquisas realizadas constantemente. Um relatório da NetScout, por exemplo, identificou mais de 864 mil ataques no período entre 11 de março e 11 de abril deste ano. Isso representa o maior número de ataques dentro de 1 mês já registrados pela organização, além de um aumento de 17% sobre o maior pico, que ocorreu no final de 2019.

Além da quantidade de ofensivas, especialistas alertam que a intensidade também demonstrou crescimento. O máximo de bandwidth (Largura de Banda) utilizado durante a aplicação de DDoS chegou a dobrar nos primeiros 4 meses de 2020 em comparação com o início do ano anterior.

Vale mencionar que o recorde já era de 2019, tanto em número quanto em capacidade dos ataques, ou seja, não é de hoje que hackers estão gastando esforços nesse tipo de ataque, e nada indica que diminuirão após a pandemia do novo coronavírus.

Outro detalhe importante ressaltado por especialistas é o de que ataques maiores, apesar de demandarem mais tempo e dedicação dos atacantes, não devem ser razão para ignorar as investidas menores. Acredita-se que essas últimas são aplicadas para distrair e ocupar a equipe de segurança enquanto outros tipos de invasão, mais perigosas, são colocadas em ação.

O motivo por trás da mudança na quarentena é, para muitos, o maior acesso global à internet. Isso permite aos computadores-mestre ter mais facilidade no controle de seus “zumbis”, além de já terem servidores bem-carregados previamente por usuários reais.


Saiba o que fazer para se prevenir

De forma geral, ataques DDoS são complicados de contornar, já que ações como roteamento blackhole e limitação de taxa podem não ser totalmente eficazes e podem até mesmo impedir o tráfego real do site bloqueando não apenas o acesso malicioso, mas também os acessos legítimos como forma precipitada de defesa aos ataques, invalidando todo e qualquer acesso ao host, sistemas, site, cloud ou serviço online.

Entretanto, conectividade agregada à plataformas de tratamento de ataques bem construídas, proativas, auto reagentes, inteligentes e que já apresentam mitigação Anti-DDoS de nível global, como é o caso das conexões IP PREMIUM da UPNETIX, deixa você, seu time e a sua empresa livres da preocupação sobre disponibilidade e focados no que realmente importa: O negócio !

Proteção e Mitigação de ataques DDoS de nível global significa não somente poder filtrar o tráfego ilegítimo ao seu host, site, cloud ou sistema. É, especialmente, o poder de identificar e filtrar esses ataques a partir da região de origem deles, desviando o tráfego malicioso para bordas de mitigação setorizadas por continente e especialmente construidas para atender às necessidades mais críticas de disponibilidade de serviços On-line.

Nós, da UPNETIX, temos uma satisfação imensa em oferecer as nossas soluções em conectividade com a tranquilidade da proteção Anti-DDoS nativas nos produtos e, além disso, uma experiência incrível de gestão de conexão com Subsistemas que representam ua economia de esforço enorme para a sua equipe de NOC como a Gerência de Rede e o nosso inovador Monitoramento Proativo.

UPNETIX – Conectando o Agora !


Deseja saber como desfrutar de uma experiência incrível de conectividade onde você, Gestor de TI e a sua equipe, podem se concentrar apenas nos desafios do negócio e não da conexão ?
Fale com a gente !

Telefone: +55 (92) 3029-5100
e-mail: comercial@45.236.220.222
Site: www.upnetix.com.br

A Upnetix respeita o direito à privacidade e zela pela segurança dos dados pessoais de seus usuários conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018). Para nos adaptarmos a seus gostos e preferências e melhorarmos nossos serviços, analisamos seus hábitos de navegação neste site por meio de cookies, conforme nossa Política da Privacidade.

Carregamento