Monitoramento da Rede

Entenda como isso pode salvar a operação da sua empresa

Entenda como isso pode salvar a operação da sua empresa


Quem é Gestor, Técnico ou Analista de TI já deve ter passado por problemas que poderiam ter sido solucionados antes de acontecerem, mas não possuiam uma boa ferramente de monitoramento e isso custou horas ou dias de trabalho extra e operação paralisada.

Não é incomum encontrarmos empresas que operam “no risco”, economizando nas ferramentas de prevenção, buscando soluções corretivas para problemas que seriam facilmente identificados antes de causarem danos à operação, seja qual for o seu setor.

Mesmo que uma empresa não possua um corpo técnico, mas opere seu departamento tecnológico via consultorias, é possível ter um bom sistema de monitoramento que alerte caso algo crítico ou sensível do seu negócio esteja apresentando falha, comportamento inadequado ou deixe de responder como, por exemplo, um roteador, switch ou qualquer equipamento conectado à rede como um busca preços.

O fato é que, caso não se invista em monitoramento como forma de prevenção de problemas e falhas, a empresa terá que lidar, irremediavelmente, com manutenções corretivas e isso é sinônimo de prejuízo. Explico:
Sempre que for necessário reparar, por exemplo, um no-break ou servidor sem um planejamento antecipado, por problemas ocorridos de surpresa, haverá uma janela, um tempo, de parada desse equipamento e, neste momento, a sua operação será prejudicada uma vez que os recursos providos por eles não estarão disponíveis e isso, na maioria das vezes significa deixar de operar determinados sistemas ou mesmo toda a rede.

A solução não é nem um pouco complicada !
Lançar mão de uma boa ferramenta de monitoramento da rede e equipamentos é sinal de paz de espírito.
Quando algo estiver começando a apresentar problemas ou um comportamento anormal, a ferramenta irá acionar o seu suporte via meios pre-configurados como SMS, E-mail, Chamada Telefonica, Dashboard com alerta Sonoro.

Isso permite que o seu time de TI trabalhe focado na operação do negócio e não gaste tempo nem recursos buscando “adivinhar” o que está, de fato, acontecendo no seu ambiente tecnológico.

Sistemas de monitoramento trazem consigo formas muito didáticas de apresentar as informações e dinâmicas de interação muito intuitivas que apresentam resultados fáceis de interpretar através de gráficos, tabelas ou dados organizados em uma tela.

A Nossa Dica é: Invista em Prevenção. É mais barato !


Quer saber como a UPNETIX pode ajudar a sua empresa com o nosso Monitoramento Proativo ?
Entre em contato conosco !
Telefone: +55 (92) 3029-5100
e-mail: comercial@upnetix.com.br
site: upnetix.com.br