(Fonte: Shutterstock)

O que é 5G e como ele vai transformar a forma de se conectar?

Entenda como funciona a quinta geração da tecnologia móvel e as possíveis mudanças decorrentes dela

O 5G, que representa a quinta geração da tecnologia para dispositivos móveis, já é uma realidade em alguns países. O sucessor do padrão 4G traz vantagens não apenas quantitativas, mas também qualitativas para o funcionamento dos aparelhos conectados à rede.

Mas o que é o 5G? Quais são as melhorias que esse novo padrão vai trazer em relação ao 4G? E como a quinta geração da tecnologia móvel se relaciona com a Internet das Coisas (IoT)? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.

O que é 5G?

5G vai transformar a forma de as pessoas se comunicarem. (Fonte: Shutterstock)

O 5G está em implementação em várias partes do mundo, mas no Brasil só começará a ser efetivamente liberado no fim de 2020. A conexão supera as gerações anteriores trazendo melhorias em vários aspectos, e não somente na velocidade.

Quando o assunto é transmissão de dados, há uma evolução significativa:

  • 1G: velocidade de 2 Kbps
  • 4G: velocidade de 1 Gbps
  • 5G: velocidade entre 10 Gbps e 20 Gbps (de 10 a 20 vezes mais rápido que o 4G)

Outro ponto interessante é a redução na latência, que é a diferença na resposta da transmissão de dados. Enquanto no 4G essa medida permanecia entre 60 milissegundos e 98 milissegundos, no 5G é reduzida para pelo menos 1 milissegundo. A capacidade de conectar dispositivos também é ampliada, podendo chegar a 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.

O que muda com o 5G?

A IoT será muito beneficiada pelo 5G. (Fonte: Shutterstock)

O 5G não está limitado aos smartphones. Cada vez mais aparelhos estão se conectando à internet para tirar proveito das vantagens da quinta geração de conectividade. Esse é o conceito básico de IoT, que vai mudar significativamente a forma como interagimos com a grande rede.

Para usufruir os benefícios do 5G é preciso fazer mais do que simplesmente comprar um celular novo. Por conta da alta demanda por largura de banda, empresas que iniciarem operações em IoT precisarão se conectar a uma nuvem para coletar informações de Big Data e Data Lake. Ou seja: para aproveitar o 5G vai ser necessário se preparar.

Como se preparar para o 5G?

Como a nova geração da rede móvel vai oferecer maior velocidade e menor latência, uma das necessidades a serem atendidas é a capacidade de lidar com tamanha quantidade de dados. A infraestrutura precisa ser repensada para conseguir processar, armazenar e transmitir dados de acordo com os parâmetros do novo padrão.

Hoje, muitas empresas não estão preparadas para a chegada do 5G. Os sistemas de armazenamento atuais são incapazes de lidar com a grande quantidade de dados que serão transmitidos e recebidos pelos dispositivos móveis. O mesmo pode ser dito de aparelhos de rede, que também precisarão de upgrade. Mas não basta apenas sair comprando novos dispositivos; é preciso entender como a nova geração vai impactar os negócios.

O 5G ainda não é uma realidade no Brasil; porém, quando a quinta geração da telefonia móvel estiver por aqui, tenha certeza de que a Upnetix estará pronta para preparar as empresas para que aproveitem as vantagens dessa tecnologia. Afinal, desde 2012 trabalhamos para trazer as melhores soluções para o mercado corporativo. E para oferecer uma experiência única aos clientes oferecemos Conexões Simétricas de até 1000 Megabits por Segundo, que é o nosso IP Premium, uma conexão dedicada escalável, flexível e segura com altíssima disponibilidade que garante o Máximo Desempenho para o Seu Negócio não parar.

Quer entender como podemos ajudar a sua empresa a se preparar para o 5G?
Entre em contato conosco.

A Upnetix respeita o direito à privacidade e zela pela segurança dos dados pessoais de seus usuários conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018). Para nos adaptarmos a seus gostos e preferências e melhorarmos nossos serviços, analisamos seus hábitos de navegação neste site por meio de cookies, conforme nossa Política da Privacidade.

Carregamento