O que é DNS e para que serve?

Entenda como funciona o sistema de tradução de endereços IP que facilita, e muito, a sua vida online !

Quando se digita o endereço de um site no navegador, muitas pessoas nem imaginam a quantidade de trabalho e tecnologias envolvidos nessa ação tão simples. Ao fazer isso, coloca-se em ação o DNS, um sistema que traduz o que é inserido ali (por exemplo: https://45.236.220.222) para um número IP, que é o “verdadeiro endereço” desse website na internet.

Você sabe, afinal, como funciona esse sistema DNS? E de que maneira acontece essa tradução? E o que significam as siglas IPv4, IPv6 ? E os números 1.1.1.1 e 8.8.8.8 por exemplo ?

Neste artigo, explicaremos esses e outros conceitos que parecem complexos, mas são fáceis de entender e oferecem uma visão interessante do funcionamento da internet.

O que é DNS ?

Muitas pessoas não imaginam que por trás da ação de digitar um site há operações complexas. (Fonte: Shutterstock)

DNS é a sigla em inglês para Domain Name System, que, em português, em tradução livre, é algo como “Sistema de Nomes de Domínios”. Você pode acessar um site de duas formas: digitando o nome (o domínio ao qual a maioria das pessoas está acostumada) ou o seu IP (o endereço numérico dessa página nos servidores em que o website está hospedado).

Para que as pessoas não precisem digitar longas sequências de números no navegador, todas as vezes que quiserem acessar um site, o DNS faz o trabalho “pesado” de traduzir as palavras que compõem a URL para o endereço IP do servidor.

Vale ressaltar que cada servidor tem um endereço IP. Portanto, cada domínio leva a um IP específico e é por isso que não há a possibilidade de ter dois sites diferentes com URLs iguais. Do contrário, diversos endereços poderiam encaminhar o usuário ao mesmo site.

Outros termos importantes

O funcionamento da internet integra uma série de conceitos. (Fonte: Shutterstock)

Outros termos também são importantes para ajudar na compreensão desse processo. Confira alguns deles.

  • IP: sigla para Internet Protocol, o IP é um número/endereço identificador de um dispositivo quando ele se conecta a uma rede por meio da qual ele pode se comunicar com outros aparelhos.
  • IPv4: versão 4 do protocolo que determina as combinações numéricas de 32 bits para os endereços IP.
  • IPv6: versão 6 do protocolo que determina as combinações numéricas de 128 bits para os endereços IP.
  • 1.1.1.1: é um resolvedor de DNS público que se diferencia, por ser rápido e seguro, de outras alternativas de servidores DNS públicos.
  • 8.8.8.8: resolvedor de DNS da Google que também se destaca pela velocidade e segurança na conexão.
  • DNS recursivo: é aquele que faz a resolução dos nomes de domínio, guardando um pouco dos resultados em cache para tornar as consultas mais rápidas.
  • DNS autoritativo: é o serviço DNS que tem autoridade sob um domínio respondendo a uma requisição quando subdomínios são solicitados.
  • DNS reverso: o DNS é aquele que encontra um nome de domínio a partir de um endereço IP.

Por que tudo isso é importante?

Uma companhia oferece um sistema de DNS próprio, como é o caso da UPNETIX, consegue reduzir, e muito, o tempo de resolução de nomes e com isso consegue acelerar o acesso ao site requisitado.

Se você quer aprender mais a respeito desse e outros assuntos, visite o site da UPNETIX. Nele, você encontrará uma série de artigos que poderão te ajudar na compreensão do funcionamento da internet e ainda conhecer os serviços de uma empresa comprometida com a melhor conectividade para o segmento corporativo.

MAIS DA UPNETIX

Fique por dentro das melhores dicas de empreendedorismo
e tecnologia.

A escolha do Wi-Fi

A Seleção do Wi-Fi para a sua empresa requer alguns cuidados para garantir uma experiência positiva da conexão sem fio no ambiente de trabalho.

Continuar »
login

A Upnetix respeita o direito à privacidade e zela pela segurança dos dados pessoais de seus usuários conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018). Para nos adaptarmos a seus gostos e preferências e melhorarmos nossos serviços, analisamos seus hábitos de navegação neste site por meio de cookies, conforme nossa Política da Privacidade.

Carregamento